1 de nov. de 2010

Quem foi Itamar Assumpção?

.
Itamar Assumpção: negro, paulista, compositor, cantor, músico, membro da Vanguarda Paulista (movimento musical alternativo que despontou na São Paulo dos anos 80); inovador.
Não recordo em que circunstância ouvi pela primeira vez o seu nome. Creio que já namorava a música há tempos, e certamente a internet também já me era companheira - caso contrário seria muito difícil que eu tivesse tido algum contato com o tal. Lembro, parcamente, que à primeira audição, não consegui lhe digerir bem o som. E isso já faz algum tempo. Em tempos de youtube, no entanto, resolvi re-buscar sua obra e imagino que o tempo me tenha refinado o paladar, já que me deparei com um trabalho absolutamente interessante, instigante, enfim, uma opinião oposta a que eu sustentara anos antes.

As grandes agências dos veículos de comunicação mais abrangentes não absorveram e disseminaram a obra de Itamar, de forma que, ainda hoje, 7 anos depois de sua morte, e apesar de ter sido gravado por Cássia Eller, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, dentre outros, sua obra ainda é pouco conhecida.

Sem delongas, a quem não conhece o trabalho do mestre, selecionei alguns vídeos que encontrei no youtube:





Quem quiser adentrar um tanto mais nos trabalhos de Itamar pode dar um saque no documentário produzido pela Tv Cultura/Sp, disponível também no Youtube:




O cara merece discussões futuras.

Um abraço!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário